sexta-feira, 12 de setembro de 2014

E quando falta um remédio???


Oi gentes, tudo bem com vocês?
Tem um assunto que vem me incomodando há alguns dias: a falta do medicamento Lioresal (Baclofeno) no mercado. Nos dois últimos meses estava difícil de achar, mas agora não está mais difícil, virou missão impossível. Aqui em Porto Alegre já vimos em todas as redes de farmácia e nada. O problema é que o estoque tá acabando e aí o que se faz com a espasticidade que não passa? Atualmente eu não estou tomando (já tomei), mas o Jota toma e estamos na busca de caixas porque tá faltando.
Primeiro achei que era uma incompetência nossa em encontrar. Depois comecei a receber emails do Brasil inteiro perguntando se eu sabia onde conseguir porque estava faltando. Aí eu pensei, tem alguma coisa errada nisso.
Eu já estava #chatiada porque o Lioresal era um dos poucos medicamentos de uso contínuo do laboratório Novartis que não tem desconto no Vale Mais Saúde (programa de descontos do laboratório). Digo isso porque aqui em casa boa parte da renda vai em remédios. Qualquer desconto é bem vindo. Porque, infelizmente, não são todos os remédios que são distribuídos pelo SUS. E aqui em casa a gente tem essa irritante mania de precisar de remédios caros não distribuídos nos postos  :P
Bom, mas como eu precisava de uma resposta e muitos leitores aqui do blog, também em desespero pela falta da medicação (que faz uma diferença tremenda em quem tem espasticidade... e tá faltando até o genérico nas farmácias), eu escrevi à Novartis pedindo um posicionamento, afinal, é a nossa saúde que está em jogo.
Bem, vamos à resposta e depois aos comentários:

Prezada Bruna,
A Novartis esclarece que, em decorrência de um atraso em processos logísticos de produção, o produto Lioresal® está enfrentando um período temporário de desabastecimento em todas as regiões do Brasil, incluindo a região Sul.
A empresa está tomando todas as providências que estão ao seu alcance para regularizar a comercialização deste medicamento o mais rápido possível, pois sabemos da importância deles para a continuidade no tratamento dos pacientes. A expectativa é retomar a liberação de novos lotes no início de outubro de 2014 para todo o mercado nacional. 
É importante ressaltar que, a partir da liberação dos lotes, a logística de chegada ao ponto de venda final depende da administração de cada distribuidor e loja. Dessa forma, a Novartis não tem como fornecer uma data precisa da disponibilidade para compra.
 Como uma ferramenta de apoio no acompanhamento do abastecimento das redes de farmácias de todo país, os pacientes em uso de Lioresal® podem acessar o Portal Novartis Em Casa (pelo endereço de link: www.emcasa.novartis.com.br), que direcionará a busca para as grandes redes onde é possível verificar a disponibilidade desse e outros produtos da empresa para compra online.
 Vale destacar que, durante o período de desabastecimento, os pacientes e cuidadores devem sempre ser orientados a procurarem seus médicos para avaliação da continuidade do tratamento com as demais opções disponíveis no mercado. 
Quanto ao Vale Mais Saúde, trata-se de um programa de adesão ao tratamento da Novartis que visa auxiliar pacientes de diversas doenças crônicas a seguirem as recomendações médicas relacionadas ao tratamento medicamentoso e comportamental, com base em conteúdos educacionais aos pacientes com informações sobre suas doenças e também desconto na compra dos medicamentos.
 Sua estrutura é constantemente revisada de forma a aumentar o acesso aos medicamentos da empresa, levando em consideração a cronicidade da doença e a viabilidade comercial de sua inclusão. O Lioresal®, entre outros tratamentos, está neste momento passando por um estudo de avaliação de inclusão no programa.
 Ficamos a disposição para esclarecer qualquer um desses pontos e em caso de outras dúvidas sobre o tratamento, orientamos os pacientes e cuidadores a procurarem seus médicos. Para demais informações, a empresa disponibiliza o Serviço de Informações ao Cliente (SIC) no telefone 0800 888 3003 ou e-mail sic.novartis@novartis.com.

Bom, eu não sei qual foi o processo logístico de produção que fez com que o remédio faltasse por tanto tempo. Só sei que é surpreendente uma coisa dessas acontecer. Entendo que as pessoas errem, mas errar com remédios essenciais é complicado de se aceitar. 
E isso não é "privilégio" da Novartis e do Lioresal, porque sempre tem algum remédio faltando no mercado por problemas logísticos de produção. E aí, a gente, que precisa da medicação, fica a ver navios... no caso, com a musculatura rígida e dolorida porque a espasticidade volta quando a gente deixa de tomar um comprimido no dia... e a gente bem sabe que quem tem espasticidade toma beeem mais que um por dia. Como deixar faltar a medicação por um dia inteiro? Uma semana?
Achei legal eles nos darem a solução do site que pode rastrear farmácias que tenham em estoque. É uma solução emergencial. Mas quando se trata de doenças, a gente não pode viver de apagar incêndios. A falta da medicação é um problema sério. E o estresse que dá a iminência da falta piora os sintomas também.
Agradeço à Novartis e sua equipe que responderam prontamente a minha solicitação e nos deram uma solução para o momento. 
De toda forma, peço encarecidamente a todos os laboratórios que não deixem isso acontecer. Vocês estão lidando com doenças, dores e sofrimentos. Deixar faltar a medicação é aumentar um sofrimento que já existe. E, convenhamos, é criar um sofrimento desnecessário. 
Pessoal, todo mundo acionando o Portal Novartis Em Casa pra não deixar faltar, ok?
Bom final de semana!
Bjs

9 comentários:

  1. Eu não vou falar que incompetência, se a coisa dá dinheiro eles dão um jeito de fazer tudo a tempo de não faltar. Para mim é que esse remédio não deve dar lucro e eles relaxam na produção.
    Eu entendo essa mania de ter que usar remédio caro que não dá em posto.
    As vezes nem é tão caro, mas tem que usar tanto que acaba saindo. rs

    Mah

    ResponderExcluir
  2. que absurdo...faltar medicamento...MEU DEUS!!!!

    ResponderExcluir
  3. Lindona,passei o maior aperto com relação a medicamento.Agora estou tomando o Gilenya que em comprimidos e tá sendo ótimo pra mim,mas foi um tormento até conseguir,tive que entrar na justiça e demorou muuuito.Mas agora tá tudo certo graças a Deus pq pra comprar é muito caro aí não rola.Bjo bjo,Zildinha

    ResponderExcluir
  4. Bruna. Consegui comprar on line o lioresal na Drogaria Araújo. É mais caro e tem o frete, mas para quem não consegue ficar sem é uma opção.

    ResponderExcluir
  5. sempre tive espasmos, antes tinha ate dormindo e resolvo com alongamento e fisioterapia o meu ja melhorou muito...será que vou passar por esta fase de vários espasmos incomodativos?? Abraços Bruna

    ResponderExcluir
  6. Olá Bruna, meu nome é Paulo, eu acabei de receber o diagnostico, e lendo o blog vi que a Zildinha está tomando Fingolimoide ( Gilenya), e meu neuro me passou a informação que este medicamento tem um resultado mais eficaz do que o avonex. Sendo que ele tem pacientes que mesmo com a liminar judicial tem dificuldade de recebe-los e a acaba que atrapalha a continuação do tratamento e optou fazer inicialmente o avonex, mas sou médico e queria iniciar o tratamento com o fingolimoide. Lendo o seu blog, vi a sua entrevista com o médico da Novarts que também afirma melhor eficacia do incio do tratamento com o fingolimoide. Ocorre que, eu não sei se o remédio tem comercialização no país ou so por liminar de Justiça. Gostaria de saber se vende e se sim, onde é possível comprar.
    Desde já agradeço a atenção.
    Aguardo retorno se possível.
    Segue meu e-mail: pg_faria@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Caros consumidores do Baclofen,
    Acabei de receber informação da TEUTO de que a matéria prima já chegou e a distribuição do BACLOFENO deverá ser reiniciada em Dezembro.
    Que Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  8. Tentem em farmácias de manipulação. Em São Leopoldo, trabalhamos com o baclofeno em nossa farmácia. Qualquer dúvida, entrem no site www.farmaciaperfeitaaalquimia.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpa, é www.farmaciaperfeitaalquimia.com.br ou pelo telefone 51-35662712

      Excluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.