quarta-feira, 9 de julho de 2014

Gentileza cura os males



Oi queridos, tudo bem com vocês?
Comigo tudo bem, embora a decepção com a seleção brasileira (sem comentários...).
Estou em Suzano, ajudando (ou atrapalhando) a organizar o que vai pra Porto Alegre na mudança... tá chegando a hora...
Mas, então, eu vim pra cá na sexta-feira passada. Cheguei em São Paulo as 13h duma tarde que teria jogo do Brasil e que todo mundo tava saindo do trabalho e voltando pra casa pra aproveitar o meio feriado. E eu tinha uma missão: sair do aeroporto de Congonhas, chegar no metrô, chegar na Estação da Luz, pegar o trem e chegar em Suzano. Tudo isso fazendo mais de 25 graus e com a mala de roupas.
Chegar na Estação da Luz foi fácil fácil. Mas aí eu me a-pa-vo-rei com a quantidade de pessoas tentando andar na estação. Fiquei com medo de chegar em casa só à noite. Porque era gente demaaaaaais! Eu nunca tinha pegado metrô em horário de pico de movimento.
Aí você deve pensar: e esse povo todo mal educado deve ter te empurrado. É verdade, algumas pessoas me empurraram, mesmo vendo a bengala e a mala. Mas são pessoas que devem empurrar até a mãe dentro de casa. Porque pra subir na escada rolante, uma senhora me ajudou.
Quando parei na estação, achei que jamais entraria no trem. Era gente demais. E um empurra empurra desgraçado. Olhei em volta, respirei e pensei: vou sentar aqui e quando todo mundo estiver em casa vendo o jogo, eu pego o trem.
Mas aí apareceu uma mocinha pra me ajudar. Ela olhou pra mim e disse: moça, assim você não vai conseguir sentar não. Faz assim, quando abrir a porta, eu entro correndo e sento no banco de prioridade. Aí você entra e chega onde eu estiver sentada e senta, certo? Confesso que fiquei desconcertada. Não acreditava que uma menina (devia ter uns 16 anos) tinha feito a proposta de ficar de pé no trem, naquele calorão, apertada como sardinha em lata, pra me ajudar. Mas era verdade. E assim a gente fez. Quando as portas do trem abriram eu fui empurrada pelo mar de gente. Nem tinha como cair, não tinha espaço. E assim cheguei, sentadinha, até a outra estação de trem, pra trocar de trem e chegar em Suzano.
No outro trem foi mais tranquilo, tinha um vagão especial de prioridades. E assim eu cheguei em casa a tempo de ver o jogo (esse valeu a pena).
Conto essa história pra agradecer a menina com fones de ouvido e maquiagem preta no rosto que me ajudou a chegar em casa e a continuar acreditando que existem mais pessoas boas que ruins no mundo.
É verdade que, se eu tivesse que pegar metrô e trem todos os dias, seria dureza depender da boa vontade de alguém diariamente. (E esse é um dos motivos para estarmos indo morar em Porto Alegre e não em São Paulo). Mas sabem que, nesse um ano que eu venho todos os meses pra São Paulo, me surpreendi com a educação e gentileza das pessoas. Sempre que entrei no metrô, de bengala, me deram lugar pra sentar sem eu precisar pedir e sem olhar de cara torta. E teve até uma vez, no ônibus, um cobrador que mandou o motorista esperar eu e o Jota sentar no banco antes de arrancar o carro pra gente não correr o risco de cair.
Sei que isso é exceção. E que, provavelmente esse cobrador e essa menina convivam com pessoas que precisam de ajuda, de alguma forma e, por isso desenvolveram uma certa sensibilidade pra isso. Mas, de toda forma, não posso reclamar. Não sei se a moça me ajudou depois de ver minha cara de caipira, pensando no que fazer ou se as pessoas ajudam porque foram criadas num ambiente de gentiliza. O mundo ainda se mostra bonito pra mim e continuo a crer que gentileza gera gentileza.



Até mais!
Bjs

Em tempo: 7 a 1 épacabá!

5 comentários:

  1. Oieee Bruna!!!

    Nasci e morei ate os meus dezoito aninhos em SP, era uma loucura todo dia trem, metro,aff nem gosto de lembrar rs.. nem que a gente não queira entrar dentro de um trem, acaba que entrado, levada com multidão rsrsrsr
    Quando vou pra SP visitar meus parentes nao vejo a hora de vir embora pra Curitiba, nem se compara com SP rsrs...e ainda mais agora que me deu outro surto nao estou andando direito etc..nao quero saber de voltar pra SP tao cedo !!!
    E o jogo vixiii melhor nem comentar...tava me recuperando da pulso deitada na minha cama dormindo nem dei mta bola, mas confesso que fiquei chateada!!!!

    ah ja ia me esquecendo !!! Muito linda essa atitude dessa mocinha, tomare que eu encontre gente assim aqui em Curitiba tbm!!!

    beijinhooos
    Pam :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Bru... Que aventura, hein?!
    Fiquei até emocionada com essa "menina" de coração gigante. Como seria bom que o mundo fosse mais gentil assim!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna, admiro tua coragem!
    Se Porto Alegre já é o que é, imagina São Paulo!
    Mas não posso reclamar...
    Eu sempre tenho um sorriso sincero pras pessoas. Por que? Porque eu amo gente.
    E seguido pessoas me dão o lugar ou me estendem a mão, numa situação difícil.
    Acredito que isso tem a ver com "gentileza gera gentileza".
    A grande maioria das pessoas são boas, mas não demonstram por medo de parecerem fracas.
    Penso que as pessoas escondem sua verdadeira essência usando máscaras como escudos, o que é uma pena.
    Ter EM, que quase sempre me faz depender da boa vontade alheia, me ensinou não apenas a ver, mas a enxergar as pessoas.
    E da pra sentir quem é do bem e quem é do mal, com uma pequeníssima margem de erro.
    Como é bom ser bem tratado, respeitado... receber uma gentileza, um sorriso... mas melhor ainda é fazê-lo.
    Beijo minha querida, com todo o meu carinho,
    Neyra.

    ResponderExcluir
  4. Ai lindona que coragem a sua encarar SP em pleno dia de jogo do Brasil mas ainda bem que conseguiu pessoas boas pra ajudar,eu te entendo mas o amor faz a gente fazer cada coisa.Bem com relação a seleção brasileira é bom nem comentar,parecia sonho pesadelo sei lá,só sei que fiquei bem triste,bjos.Zildinha

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bruna, não sei se vc já viu esse vídeo, mas quando vi, me lembrei imediatamente de vc. Do que vc diz sobre o estigma de superação colocado sobre as pessoas com deficiência. Se der, assista! Achei bacana! http://www.youtube.com/watch?v=kPsoy820ZvY

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.